Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

"Consciência firme"

Jovem, como você tem procurado manter sua mente?
Onde tem focado seus pensamentos?
Como vimos na postagem anterior, o caminha para a castidade é formado por dois pontos fundamentais, firmeza e coragem.
Quanto falamos em ser FIRME estamos nos referindo a um controle físico, ou seja do nosso humano. Estar firme é estar resistente, estar em pé, é estar enraizado para suportar as ventanias que o mundo apresenta.
Podemos assim perceber o primeiro grande passo para a santidade, que é garantir que o nosso humano também esteja focado em Deus.
Hora, não há como desligarmos o humano de nós mesmo. Muitas pessoas acabam dizendo que devemos renunciar ao nosso humano, mas essa visão não só esta teologicamente errada mas também nos desvia do caminho da santidade.
Nós como seres humanos possuímos corpo e alma, diferente de Deus que é puro espírito. Se dizemos que queremos renunciar ao nosso humano onde ficaremos? Não somos deuses, temos um corpo e um mundo onde habitamos e jamais conseguiremos deixar nosso humano de lado, pelo contrário, precisamos dele para alcançarmos a santidade.
Para alcançarmos a firmeza precisamos aprender a canalizá-lo, ou seja, focar nosso corpo naquilo que apresenta benefícios a ele, começando pela mente e partindo por todo o ser. Nossa mente é a grande responsável por grande parte de nossas atitudes e é aí que vemos a necessidade de mantê-la firme e focada em um objetivo.
A firmeza da mente é um importante passo, pois, mantendo nossos pensamentos centrados em nossos objetivos de santidade, conseguimos controlar com mais facilidade nossos passos e atitudes.
Ter uma "consciência firme" é ter uma prudência sobre tudo aquilo que fazemos, tudo aquilo que buscamos.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário