Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Esta é a Vontade do Pai"

Jovem, quais são seus sonhos e vontades mais profundas?
Já parou para meditar em qual a verdadeira vontade de Deus para sua vida?
Pois bem, e dando continuidade ao nosso Mergulho da Palavra de Deus vamos iniciar olhando para aquilo que o Senhor deseja a cada um de nós: a Santidade!
O ser humano por sua natureza de criação foi formado para uma vida de felicidade, porém, os caminhos e propostas encontradas no decorrer da vida podem confundir ou desviar nossos jovens do verdadeiro propósito de Deus.
A felicidade pura e verdadeira é uma sensação que encontra-se diretamente ligada à Santidade e não há como desligar uma da outra. Assim, podemos dizer que Santidade é um princípio de vida humana e Felicidade a consequência da vivência deste princípio. São engrenagens que se ligam uma a outra para a formação de um homem novo.
Vamos dar uma mergulhada na Palavra de Deus:

"A vontade de Deus é esta: a vossa santificação, que vos abstenhais de toda prostituição, que cada um saiba usar o corpo, que lhe pertence, com santidade e honradez." ITs 4, 3-4

São Paulo orienta aqui a comunidade de Colossos a um caminho para a santificação e realização da vontade de Deus: a Castidade, honradez do corpo.
Caro jovem, a Palavra de Deus traz aqui um título muito forte e até mesmo curioso ao falar de castidade, a Honra.
Quando falamos em honra imediatamente pensamos em títulos e reconhecimentos públicos, como um título de honra recebido por um General pós batalha, uma premiação ou reconhecimento público por um ato de grandeza e contribuição social. Basicamente, a honra é uma elevação da pessoa humana.
Pois bem, é justamente nesta linha que a Castidade vem ser pilar de sustento na santidade da nossa vida, pela capacidade de honrar o corpo físico e natural que recebemos na criação.
Sendo assim, ao respeitarmos o nosso corpo mutuamente respeitamos a presença do Deus Vivo que habita dentro de nós e em cada órgão, em cada célula viva que formam o nosso corpo, a presença do Deus Espírito e do Filho que recebemos na Eucaristia, do Deus Criador que se faz habitante da nossa vida com nós e em nós.
Desrespeitar o corpo criado por Deus é menosprezar a Honra da Cruz que o Cristo sofreu para habitar dentro de nós. A sua, minha e a nossa missão jovem é elevar a presença do Deus Vivo que habita em nós para que o nosso corpo se assemelhe a Cruz de Cristo, através dos sacrifícios diários para a vivência da castidade, honrando o nosso Deus com o nosso ser, assim como São Paulo nos diz:

"Glorificai, pois, a Deus em vosso corpo." ICo 6, 20

Nosso corpo foi feita para a honra e glória do Senhor, como um instrumento que pelo exemplo da uma juventude vivida em pureza e santidade glorifica o Deus em nós por meio do Evangelho vivido e mostrado na prática.
Jovem, abrace seu corpo e una-o aos sentimentos de Cristo na Cruz, que com amor se manteve firme na sua Missão de resgatar a mim e a você, e permaneça firme no propósito pelo qual foste criado por Deus, de uma vida de felicidade e santidade. Lembre-se: "Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade." ITs 4, 7

Paz e Bem!

2 comentários:

  1. A castidade não é uma cultura de estufa, antes, das disciplinas a maior que maior firmeza confere ao casto.

    ResponderExcluir
  2. E Paulão de Tarso é que é o parenético por excelência. Ghandi o mentor da citação acima era seu discípulo sem o saber...

    ResponderExcluir