Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

"Vencer a si mesmo"

Certa vez um grande homem da Igreja chamado São João Maria Vianney disse algo que serve perfeitamente para entendermos a decisão da castidade: A maior vitória consiste em vencer a si mesmo!
Muitas vezes, ao despertar em nosso coração o desejo pela castidade procuramos encontrar tudo aquilo que nos leva a pecar, porém, acabamos olhando tanto para fora que esquecemos em olhar para dentro de nós.
Começamos, então, a luta contra a pornografia, a masturbação, fornicação e todos os demais pecados que necessitam de algo exterior para serem cometidos, e deixamos de lado tudo que está dentro de nós, principalmente em nossos pensamentos.
Temos a plena consciência que o desejo sexual faz parte de nossa naturalidade, e pensamentos referentes á nossa sexualidade são comuns na juventude, porém, como tudo aquilo que sai do controle acaba desviando sua linha natural, assim também acontece com nossa mente e nossos desejos. Da mesma forma que um acidente pode vir pelo excesso de velocidade do veículo assim também o pecado entra em nós pelo excesso de erotismo em nossos desejos e pensamentos.
Tomando a castidade como decisão para nossa vida é indispensável o cuidado com o nosso interior, canalizando nossos pensamentos em coisas construtivas e frutuosas para nossa caminhada, não alimentando nossos desejos com excesso de erotismo e procurando preencher toda carência interior através da amizade e relacionamentos.
Unindo essas duas linhas, do cuidado exterior e interior, o pecado contra a castidade não encontrará espaços para adentrar em nós, o que nos levará a um estado de controle da provações e emoções.
Fazer a castidade uma decisão é travar uma luta onde a vitória consiste em "vencer a si mesmo"!

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário