Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Fornicação"


O primeiro pecado que iremos analisar é a fornicação, que acaba sendo o pecado contra a castidade mais comum na sociedade. Vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre este pecado:
"A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos. Além disso, é um escândalo grave quando há corrupção de jovens." (CIC 2353)
Trazendo num linguajar mais simples, a fornicação é o ato sexual realizado entre um homem e uma mulher, sejam jovens ou adultos, sem estes estarem unidos pelo sacramento do matrimônio.
O grande mal da fornicação hoje está na grande propagação do sexo, apresentando o sexo livre como algo bom e indispensável na maturidade, devido principalmente às novelas, filmes e pressão social. Se analisarmos os relacionamentos de décadas atrás veremos que mesmo sem orientação dos pais, os namoros viviam uma santidade e o ato sexual era inexistente, devido a liberdade que se tinham, diferentemente da pressão que nossa juventude vive hoje.
Uma queda no pecado da fornicação, se não forem tomados os devidos cuidados, pode se tornar um vício mais difícil de sais do que até mesmo as drogas e o álcool, pois atinge no íntimo a carne e o prazer humano.
O grande mal da fornicação vêm com o pensamento de que: " Eu não tenho relação sexual com meu(minha) namorado(a) por prazer, mais por amor porque o(a) amo." Essa é, sem dúvidas, a maior desculpa do pecador.
Pois bem, se o pecado da fornicação feito com amor deixa de ser pecado, então eu posso matar ou roubar por amor que não estarei pecando? O sentimento não encobre o pecado, muito menos elimina ele.
Em um relacionamento, para não se deixar levar por esse pecado, a única solução é oração e vigilância, não se deixando encontrar em ambientes e situações que impulsionem mais ainda às tentações sexuais.
Como todo pecado mortal, se caiu na fornicação o único caminho é confissão e arrependimento, não cometendo novamente o mesmo erro e santificando-se cada vez mais.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário